A fisioterapia esportiva é um tratamento primordial para que atletas profissionais, amadores e praticantes de atividades físicas possam prevenir e tratar lesões.
Essa prática inserida no campo da medicina do esporte conta com diversos recursos para reabilitar os pacientes.
Neste post, vamos falar sobre os principais tratamentos aplicados na fisioterapia esportiva. Confira!
De acordo com a Federação Internacional de Fisioterapeutas Manipulativos Ortopédicos (IFOMPT), a fisioterapia manipulativa é voltada para o tratamento de condições neuro-musculoesqueléticas.
Também conhecida como Terapia Manual Ortopédica, ela se baseia no raciocínio clínico, utilizando abordagens de tratamento que incluem técnicas manuais e exercícios terapêuticos.
A fisioterapia manipulativa tem a grande vantagem do profissional não precisar de nada além das suas mãos para auxiliar a recuperação do paciente.
Muitas pessoas já conhecem o treinamento funcional como um tipo de exercício físico, mas essa também é uma prática aplicada na fisioterapia esportiva.
Treinos funcionais são bastante indicados para a reabilitação de várias lesões musculares, articulares e ósseas, justamente por atuarem no ganho de força dos movimentos cotidianos.
Entre os principais objetivos do treinamento funcional na fisioterapia esportiva, podemos citar impactos positivos na coordenação motora, estabilidade, agilidade e mobilidade.
A utilização de eletroterapia não é uma novidade. Muito pelo contrário! Esse tratamento com correntes elétricas é uma prática antiga, mas ainda muito eficiente para a reabilitação esportiva.
A eletroterapia é aplicada tanto na fase aguda como na fase crônica do protocolo de fisioterapia esportiva. Ela é eficaz para diminuir as dores da lesão, na cicatrização e no fortalecimento dos músculos.
Quando falamos em massoterapia, é comum pensarmos em uma massagem super relaxante. Mas existem outras aplicações desse tipo de massagem.
Na fisioterapia esportiva, a massoterapia é um recurso incrível para aliviar possíveis contraturas musculares, por exemplo. Esse é um tratamento excelente na prevenção de lesões.
A bandagem funcional, também chamada de Kinesio Tape (marca mais conhecida) – é uma técnica para reabilitação de lesões que foi desenvolvida para estabilizar músculos e articulações, sem que qualquer movimento seja restringido.
Bandagens terapêuticas são bastante práticas e eficientes dentro do conjunto de tratamentos aplicados na fisioterapia esportiva.
As principais indicações para seu uso são em casos de tendões inflamados, articulações instáveis e contraturas musculares, podendo também ser aplicada na prevenção de lesões.
O tratamento com laser é bastante utilizado nos protocolos de fisioterapia esportiva. O intuito é tornar a recuperação da lesão mais rápida. Inclusive, existem diversos estudos comprovando a eficácia do laser na aceleração da cicatrização de estiramentos, lacerações e contusões.
O aparelho de laser tem uma ponteira, que é aplicada na área a ser tratada. Também existem tipos de laser com cabeçote, possibilitando um tipo de varredura em toda a área corporal do tratamento.
A laserterapia consegue atuar regenerando os tecidos, incluindo os neurônios motores. Por essa razão, também pode ser aplicada com ótimos resultados em casos de compressão do nervo ciático.
Quer mais dicas sobre saúde e bem-estar? Siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.