A Nutrição e o Esporte andam de mãos dadas. Afinal de contas, comer bem e praticar exercícios físicos são a base de uma vida realmente saudável. Ainda mais quando estamos falando de atletas de alta performance, a Nutrição Esportiva é fundamental para obter alto rendimento e boa saúde.
Seja você um atleta profissional, amador ou sedentário, fato é que ter uma alimentação saudável impacta diretamente várias áreas da sua vida. Ter cuidado com o que se come te deixa mais disposto, aumenta a autoestima, diminui o estresse, combate a ansiedade, melhora sua qualidade de sono, entre outros benefícios.
Além do mais, a alimentação equilibrada é capaz de prevenir e combater várias doenças, como problemas com pressão alta, anemia, questões renais, desequilíbrios intestinais, distúrbios metabólicos, entre outras.
Quer saber como a Nutrição Esportiva pode melhorar o desempenho do atleta e de que forma será feita a alimentação da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo da Fifa Catar 2022? Contamos tudo aqui. Continue sua leitura!
A Nutrição Esportiva, ao proporcionar uma dieta equilibrada aos atletas, consegue diminuir a chance de lesões musculares e articulares (reduzindo a inflamação), reduzir o cansaço, otimizar a recuperação muscular no pós-treino, entre outras vantagens.
Esses benefícios não são só para atletas de alta performance. Qualquer atleta amador ou simples praticante de atividade física também sente os efeitos positivos da Nutrição Esportiva em sua rotina diária.
Além de manter o peso sob controle, com índices ideais de gordura e massa muscular, a Nutrição Esportiva auxilia a preservar um ótimo estado de micronutrientes, macronutrientes e compostos bioativos.
Tudo isso é imprescindível para uma boa formação de energia, melhorando a função mitocondrial).
E tem mais: a Nutrição Esportiva também melhora a imunidade, ao potencializar os sistemas de defesa do corpo humano.
No decorrer da Copa do Mundo 2022, cada um dos jogadores costuma consumir até 4 mil calorias por dia. Isso é praticamente o dobro do que normalmente precisamos ingerir diariamente.
Só que o gasto calórico dos atletas da seleção é bastante alto. Para você ter uma ideia, eles chegam a gastar cerca de 1.400 kcal em dias de treinamento.
Já durante os jogos oficiais, um jogador que fica em campo 90 minutos corre, em média, de 9 a 12 quilômetros. Isso equivale a um gasto calórico de quase 2 mil calorias. Dessa forma, o atleta pode perder até 3 quilos por partida.
Quem cuida da nutrição esportiva e elabora os cardápios servidos aos jogadores da seleção brasileira de futebol é médica nutróloga Andréia Picanço. O responsável pelo preparo das refeições fica a cargo do Chef Jaime Maciel.
Para a Copa do Mundo da Fifa Catar 2022, os únicos ingredientes que serão levados do Brasil para o país-sede serão alguns temperos e 30 quilos de farinha de mandioca.
O cardápio dos jogadores brasileiros contempla cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Normalmente, a alimentação saudável do time é servida no formato de buffet. Para o almoço, opções bem brasileiras – como arroz, feijão, frango, peixe, carne vermelha, massas e salada – são a base da nutrição esportiva dos atletas.
Nos dias dos jogos, a opção é por uma alimentação mais leve, incluindo purê de batata e caldo de feijão. Evita-se carnes vermelhas e grãos.
Agora que você já entendeu a importância da Nutrição Esportiva e de manter uma alimentação saudável e balanceada, que tal colocar a teoria em prática?
Agende agora mesmo uma consulta com os profissionais do nosso núcleo de Nutrição Esportiva e Emagrecimento Saudável!