A fisioterapia esportiva oferece diversos benefícios para atletas profissionais, amadores e pessoas que praticam esportes regularmente. Trata-se de uma prática integrativa dentro da Medicina do Esporte responsável por prevenir lesões, prestar atendimento emergencial, reabilitar o paciente e viabilizar o retorno do paciente à atividade esportiva.
Hoje em dia, cada vez mais as pessoas têm consciência da importância de praticar exercícios físicos. Afinal de contas, isso impacta positivamente a saúde física e mental de todos nós. Por isso, a fisioterapia esportiva é um tratamento cada vez mais procurado.
Leia este post e saiba mais sobre a importância da fisioterapia esportiva e como funciona essa prática.
O foco da fisioterapia esportiva é auxiliar a recuperação de atletas de ponta, amadores e demais praticantes de exercícios físicos. Outro papel extremamente importante da fisioterapia esportiva é trabalhar, além do tratamento, também a prevenção de lesões resultantes de desgastes nos músculos e articulações de forma integrativa.
Com exceção dos casos preventivos, o fisioterapeuta esportivo tem como principal objetivo viabilizar que o paciente volte a praticar esportes no menor tempo possível. Com o auxílio de testes cinéticos e exames indicados para cada caso, esse profissional é capaz de acompanhar o processo evolutivo do tratamento.
Além da prevenção e recuperação de lesões, a fisioterapia esportiva também prepara atletas profissionais e amadores para as competições.
Como dissemos anteriormente, a quantidade de praticantes de esportes tem aumentado cada vez mais ao passar dos anos. Isso acontece por conta dos efeitos de uma rotina sedentária e estressante – dores do corpo, dores de cabeça, níveis de colesterol elevados, entre outros – terem um impacto tão negativo na qualidade de vida das pessoas.
E quanto mais pessoas praticam esportes, maior é o índice de lesões que acabam afastando os indivíduos dos exercícios, tais como lesões musculares, condromalácia, tendinites, lombalgias, luxações, entorses e fraturas.
A fisioterapia esportiva é importante por ser um tratamento totalmente eficiente na recuperação da força, estabilidade, flexibilidade, além de eliminar as dores dos pacientes.
Ainda que a fisioterapia esportiva seja uma prática bastante relacionada ao tratamento de lesões, os especialistas da área são unânimes em indica-la como recurso preventivo. Dessa maneira, o paciente evita ter que ficar afastado de seus exercícios físicos regulares.
O método de fisioterapia esportiva é adequado para qualquer faixa etária, pois o protocolo dos procedimentos e exercícios é desenvolvido individualmente para a necessidade de cada paciente.
É bastante comum o fisioterapeuta esportivo exercer um papel fundamental em devolver a confiança ao paciente para que ele esteja seguro no retorno à sua rotina de exercícios, sem que esteja correndo o risco de voltar antes do tempo e se lesionar novamente.
A boa notícia é que as boas práticas de fisioterapia esportiva estão evoluindo cada vez mais. Isso se dá por conta dos avanços tecnológicos dos aparelhos utilizados nos tratamentos e também pela evolução dos estudos no campo da medicina do esporte.
Quer mais dicas sobre saúde e bem-estar? Siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.