Quando falamos em fisioterapia esportiva, a maioria das pessoas remete esse tipo de tratamento apenas à recuperação de lesões. Só que essa vertente da fisioterapia é muito mais ampla.
Atletas que são acompanhados por um fisioterapeuta esportivo têm mais chances de aumentar a longevidade na prática de alta performance, por exemplo.
Quer conhecer mais algumas vantagens da fisioterapia esportiva para atletas amadores e profissionais? Continue a sua leitura e informe-se!
Sabemos que grande parte dos pacientes busca o tratamento de fisioterapia esportiva para a recuperação de lesões. Porém, esse nicho da fisioterapia pode trazer muito mais benefícios do que somente a reabilitação do atleta.
Não é à toa que esse é um mercado de trabalho cada vez mais promissor, com fisioterapeutas esportivos presentes não só nas clínicas, mas também em clubes e academias, por exemplo.
Isso porque os protocolos preventivos impactam diretamente na diminuição das dores e na longevidade para a prática esportiva, entre outros fatores.
Chegou a hora de falarmos a respeito das principais vantagens do tratamento de fisioterapia esportiva para atletas profissionais e amadores. Olha só!
A pior coisa que um praticante de atividade física pode fazer – e infelizmente acontece muito – é se automedicar buscando aliviar sua dor temporariamente. Na verdade, essa atitude pode até tornar o problema ainda mais grave.
A fisioterapia esportiva tem como foco identificar corretamente a causa da lesão e desenvolver protocolos eficientes para tratar diretamente a lesão do esporte, bem como acionar a equipe interdisciplinar para traçar a melhor conduta frente a queixa do atleta. Com isso, o atleta garante seu bem-estar no longo prazo.
Nem sempre o atleta pode parar seus treinamentos e fazer apenas a fisioterapia esportiva até que sua lesão esteja totalmente curada.
Então, o que fazer quando esse atleta está sentindo dor e tem que seguir treinando? A fisioterapia esportiva consegue atuar no alívio da dor com diversos tratamentos, como a eletroterapia, o alongamento e as massagens terapêuticas.
Lesões musculoesqueléticas são aquelas que causam danos nos músculos, ossos, ligamentos, tendões, cápsula articular e cartilagem, entre outras estruturas.
Entre as lesões neuromusculares, estão aquelas que comprometem o funcionamento da condução do sistema nervoso central e/ou periféricos. Elas podem provocar paralisia, isto é, a perda da capacidade de movimento voluntário de um ou mais músculos, e/ou paresia, que é a limitação ou diminuição de movimentos.
A parestesia está relacionada à sensação de formigamento e dormência de um segmento, enquanto a paresia pode estar ligada à compressão do sistema nervoso e/ou vascular.
As alterações metabólicas, respiratórias e cardiovasculares podem incluir, entre outras doenças, as cardiopatias, como a hipertrofia cardíaca, comum em maratonistas ao atingirem uma idade mais avançada, por exemplo.
O fisioterapeuta esportivo é capaz de avaliar e fazer uma ampla investigação através de testes para fechar o diagnóstico clínico e de incapacidade. Para isso, o profissional avalia as propriedades biofísicas, biomecânicas e fisiológicas.
Além disso, o fisioterapeuta esportivo aplica testes específicos de investigação de possíveis lesões, bem como teste de performance para a reintegração ao esporte com toda equipe interdisciplinar.
O objetivo é saber qual a magnitude da lesão, com a finalidade de elaborar o protocolo mais adequado para a recuperação funcional do atleta e posterior retorno à prática esportiva.
Um atleta de alta performance, seja ele amador ou profissional, coloca constantemente seu corpo em situações de impacto e desgaste como um todo.
O tratamento de fisioterapia esportiva é imprescindível para que os esportistas sejam capazes de praticar suas atividades físicas por mais tempo, com qualidade de movimento e sem dor.
O fisioterapeuta esportivo promove o reequilíbrio no corpo do atleta, com base em estudos científicos que mostram os melhores caminhos a serem seguidos.
Quer mais dicas sobre medicina, saúde e bem-estar? Siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.