Provavelmente, você já ouviu falar em Medicina Integrativa. Isso porque esse tipo de prática médica está cada vez mais difundida. Com um conceito de enxergar o paciente como um todo – e não de tratar apenas a doença – ao longo do tratamento, a Medicina Integrativa é um método eficiente e humanizado.
Vale sempre lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde é definido como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
Continue sua leitura e entenda o que é a Medicina Integrativa, como funciona o tratamento e quais profissionais atuam em conjunto. Vamos lá!
A Medicina Integrativa é uma maneira de praticar a medicina que fortalece a relação entre médico e paciente. Trata-se de uma forma de, como o próprio termo já sinalizada, integrar diversas disciplinas da área da saúde em prol de um tratamento eficiente.
Ou seja, sem interdisciplinaridade não há Medicina Integrativa. Afinal de contas, é justamente a atuação de profissionais da saúde de diferentes formações que traz resultados realmente muito satisfatórios na busca da cura do paciente.
Aliás, o tratamento embasado na individualidade do paciente é a chave para a Medicina Integrativa bem-sucedida.
Ao contrário da medicina tradicional, a Medicina Integrativa não considera apenas os aspectos biológicos, mas também questões mentais, emocionais, sociais e até espirituais. Isto é, todas as características do ser humano, pois cada uma delas tem seu papel nas indicações de tratamentos e, consequentemente, na cura do paciente.
Portanto, essa prática médica leva em consideração, além dos sintomas, o estilo de vida desse paciente, sua exposição ao estresse, a qualidade da rotina alimentar, entre outros fatores.
A abordagem do tratamento de Medicina Integrativa é feita sob a ótica do paciente como protagonista da sua saúde, e não apenas como um coadjuvante que tem o papel apenas de tomar remédios e fazer exames.
Durante o tratamento, os profissionais da saúde têm como principal objetivo alcançar as melhores condições para o paciente, visando não apenas a cura de uma doença específica, mas uma melhora na qualidade de vida como um todo.
Isso significa que os centros de saúde que praticam Medicina Integrativa oferecem aos seus pacientes tratamentos humanizados, agindo na recuperação e prevenção de doenças, bem como na promoção da saúde integral.
É interessante notar que a Medicina Integrativa, justamente por atuar no cuidado integral sob a ótica da prevenção e promoção da saúde, tem como benefício levar economia financeira ao paciente.
Além dos médicos, a prática da Medicina Integrativa engloba fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais da área da saúde. Todos eles trabalham em conjunto para disponibilizar um atendimento 360° aos pacientes.
Funciona assim: você pode apresentar um sintoma físico que, por vezes, provém de aspectos emocionais. Outro exemplo é ter uma enfermidade que não está diretamente ligada aos hábitos alimentares, mas mudanças nutricionais que trazem mais equilíbrio representam um auxílio importante no tratamento.
A Medicina Integrativa tem toda uma gama de recursos ao seu dispor, desde os mais tradicionais – como cirurgias e remédios – até os mais alternativos, como a medicina chinesa, a meditação, os florais, a yoga, os fitoterápicos, entre tantos outros.
O Vita Maresias é um centro de medicina, estética e bem-estar, onde você e sua família encontram uma ampla variedade de profissionais, especialistas de diversas áreas e práticas. Tudo no mesmo lugar. Confira todas as especialidades disponíveis no Vita!